A pedreira localizada em Mangualde é o local em que se explora a principal matéria-prima para o fabrico dos agregados.
Para o fabrico dos agregados são necessárias várias actividades: o desmonte, a carga e o transporte à instalação de processamento, a britagem e selecção dos materiais, o armazenamento e sua venda.
No desmonte de maciços rochosos é vulgar a utilização de explosivos para a sua realização, que não é mais do que fragmentar a rocha na dimensão que permita o seu manuseamento. Os explosivos são colocados em furos previamente executados por um equipamento de perfuração, segundo uma geometria definida de acordo com as características da rocha, a inclinação dos furos a qualidade do explosivo e a quantidade de explosivo por metro de furo. O desmonte é a operação mais importante de todo o processo de produção de agregados já que, quando mal executado, pode provocar baixos rendimentos nas operações seguintes e consequente aumento do preço de produção dos agregados.
Posteriormente os materiais são carregados, e transportados para um equipamento de trituração da instalação de britagem, sendo fragmentados todos os blocos de maior dimensão.
Os materiais são sucessivamente triturados e seleccionados até se obterem as dimensões granulométricas desejadas.
Nesta fase, os agregados já se encontram produzidos com as especificações desejadas, pelo que se poderá imaginar que a armazenagem e expedição são operações com pouca importância no circuito produtivo.
|